REJEITADO ICMS MAIOR PARA ENERGIA E TELECOMUNICAÇÕES
Notícias | Publicado em 24/11/2021

O Supremo Tribunal Federal está perto de reconhecer, por maioria, que instituir alíquota maior de ICMS para energia elétrica e telecomunicações é inconstitucional, segundo o que se discute no RE 714.139-SC. Trata-se, na prática, de retomar o julgamento do Tema nº 745, que foca no alcance do princípio da seletividade do imposto estadual.

A posição vencedora é conduzida pelo voto do Relator, que propõe, em repercussão geral para o tema, uma tese que não dá margem a dúvidas: “Adotada, pelo legislador estadual, a técnica da seletividade em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços.”.

Embora o Relator não haja feito menção ao marco temporal inicial da decisão, e mesmo que ela abranja apenas as partes envolvidas no Recurso, o certo é que a decisão é de alta relevância e exige medidas por parte dos contribuintes. Isso porque Estados, impossibilitados de cobrar ICMS maior sobre produtos ou operações essenciais, talvez passem a praticar a transeletividade (transferência da alteração de alíquota a outros produtos ou operações).

Estamos atentos aos desdobramentos dessa decisão do STF. Acompanhe nossos TaxNews sobre esse e outros importantes assuntos.
Fonte: Equipe de Fiscal e Tributário

CATEGORIAS
Legal Shots

Legal News

Data News

LGPD News

Videos


MAIS NOTÍCIAS
The Lawyers Global 2024

Margem de preferências nas licitações

Monetização de Dados Pessoais

Fim das “Side Letters” em investimentos?

Prêmio Legal Awards 2023

Chegou o Drex!

© Lopes Pinto, Nagasse | 2021 | Todos os direitos reservados | Politíca de Privacidade | Termos de Uso