Dra. Fabiana Lopes Pinto lança livro “Direito Tributário Digital Informatização Fiscal”
Destaques | Publicado em 21/02/2016

O livro foi lançado dia 04, em São Paulo, pela editora Quartier Latin

A advogada Fabiana Lopes Pinto assina a publicação “Direito Tributário Digital Informatização Fiscal”, da editora Quartier Latin. O evento de lançamento foi realizado na Sede da Editora Noeses, no dia 04 de dezembro, em São Paulo.

Com objetivo de oferecer informações à comunidade jurídica brasileira, a autora aprofunda sua temática acerca das mudanças geradas pela informatização fiscal no sistema tributário brasileiro e compartilha em seu titulo o amplo domínio que exerce em um tema de iminente importância e ainda pouco pesquisado pela doutrina brasileira.

destaque0004Convidado pela advogada, o Professor Paulo de Barros, que é sumidade do Direito Tributário no Brasil, assina o prefácio da publicação. De forma didática e sintetizada Barros alerta para a importância do assunto Informatização Fiscal, que desde 2005, a partir da obrigatoriedade da emissão das notas fiscais eletrônicas, antecipa um momento de mudança cultural por parte dos contribuintes brasileiros, pessoas físicas e jurídicas. Ele cita também a escrituração fiscal digital e a escrituração contábil digital, mecanismos tecnológicos criados com intuito de diminuir a informalidade, que começaram a ser praticadas a partir de 2007, atingindo seu auge em 2009 e 2010, onde a maioria dos segmentos empresariais brasileiros se viu obrigada a ingressar no programa e adaptar-se ao SPED.

Segundo o professor apresenta em seu texto introdutório, o livro discute a transformação da atividade empresarial, que por conta da tecnologia, deverá organizar-se com seriedade a fim de gerir preventivamente os riscos tributários, uma vez que com a entrega dos deveres instrumentais em formato digital, os sistemas tecnológicos das Receitas Federais, Estaduais e Municipais podem cruzar as informações enviadas.

Após a observação da criação e implementação dessas medidas, que certamente impactarão historicamente o sistema jurídico tributário, o mesmo sofrerá profundas mudanças, e pessoas físicas e jurídicas devem atualizar-se sobre este momento de transição e corrigir condutas que não estejam dentro das atuais exigências.

Barros compara ainda a importância de atentar-se a eficiência dos mecanismos digitais com situações como a criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), e utilização dos dados atinentes à arrecadação desse tributo para o efeito da fiscalização de outros gravames, tais como o imposto sobre a renda, a contribuição social sobre o lucro líquido, o PIS e a COFINS.

O professor finaliza citando Fabiana Lopes Pinto como um dos professores conceituados e experientes para defender, item por item, todas as dúvidas levantadas pelos arguidores, deixando bem claro a especialidade que a autora exerce nesse plano.

destaque0001 destaque0002

 

CATEGORIAS
Legal Shots

Legal News

Data News

LGPD News

Videos


MAIS NOTÍCIAS
The Lawyers Global 2024

Margem de preferências nas licitações

Monetização de Dados Pessoais

Fim das “Side Letters” em investimentos?

Prêmio Legal Awards 2023

Chegou o Drex!

© Lopes Pinto, Nagasse | 2021 | Todos os direitos reservados | Politíca de Privacidade | Termos de Uso