ANATEL VAI REGULAR PLATAFORMAS DIGITAIS
LGPD NEWS | Publicado em 31/01/2023

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2.768/22, que vai dar o que falar. Na prática, o PL dá competência à ANATEL para regular a operação de plataformas digitais que operam no Brasil e cria taxa a ser paga pelas grandes do setor.

Plataformas digitais, para o projeto, incluem ferramentas de busca, serviços de computação em nuvem e de e-mail, redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos, entre outras. Todas seriam consideradas Serviço de Valor Adicionado (ou SVA), sob regulamentação, fiscalização e sanção da ANATEL.  Atualmente, SVAs são apenas os serviços adicionais ofertados pelas operadoras de telefonia.

O Projeto vai alterar a Lei Geral de Telecomunicações, e com isso dará à reguladora poder de controle, prevenção e repressão de infrações à ordem econômica cometidas por plataformas digitais; além disso, a Agência poderá expedir normas sobre operação das plataformas, deliberar administrativamente quanto à interpretação da legislação, arbitrar conflitos de interesse envolvendo plataformas e usuários profissionais e reprimir infrações a direitos dos usuários. E há mais: a Agência, sob certos critérios, vai poder adotar medidas para “conter o poder de mercado das plataformas digitais”, como a separação de ativos em unidades de negócio distintas e a aplicação de sanções.

Segundo o autor da Proposta, o foco é mitigar o poder de mercado das grandes plataformas digitais, as “detentoras de poder de controle de acesso essencial”. E tudo, como afirma, em linha com o recente regulamento da União Europeia sobre o assunto (Digital Markets Act).

O Projeto tem um longo caminho pela frente, e nosso time de Inovação e Digital Markets acompanha cada passo. Conheça os impactos da iniciativa sobre sua empresa. Fale conosco!

Fonte:  Agência Câmara Notícias

Adaptado por: Equipe LGPD e Data Privacy

 

CATEGORIAS
Legal Shots

Legal News

Data News

LGPD News

Videos


MAIS NOTÍCIAS
The Lawyers Global 2024

Margem de preferências nas licitações

Monetização de Dados Pessoais

Fim das “Side Letters” em investimentos?

Prêmio Legal Awards 2023

Chegou o Drex!

© Lopes Pinto, Nagasse | 2021 | Todos os direitos reservados | Politíca de Privacidade | Termos de Uso